Adicionar a Categoria D
Está querendo adicionar a categoria D na sua carteira de motorista? Então entenda como funciona todo o processo e modifique sua CNH o quanto antes!
Adicionar a categoria D: Saiba como modificar sua CNH
Muitas pessoas, de diferentes idades, sonham em tirar sua habilitação para ter seu carro próprio ou mesmo para realizar trabalhos remunerados. Isso é totalmente comum porque um veículo consegue proporcionar sensação de liberdade e independência, além de ser muito útil no dia a dia.
Além disso, existem também os motoristas que já são habilitados há alguns anos e que pretendem adicionar mais uma categoria na sua CNH, como a categoria D, e é exatamente sobre ela que iremos falar neste texto.
A categoria D de uma CNH é indicada para motoristas que pretendem conduzir veículos de passageiros com capacidade para mais de 8 pessoas, fora o próprio motorista.
Nessa categoria, o motorista estará habilitado para transportar pessoas em veículos maiores como ônibus, micro-ônibus, vans e demais veículos, além de poder dirigir todos os veículos incluídos nas categorias de CNH B e C.
Mas antes de adicionar uma nova categoria à sua CNH, é preciso encontrar uma autoescola especializada na inclusão e que ofereça o serviço por um excelente custo benefício, assim como a Autoescola Mérito.
Quem pode adicionar a categoria D na CNH?
A maioria dos condutores que pretendem adicionar mais uma categoria na sua carteira de habilitação possuem dúvidas em relação ao processo e às exigências mínimas necessárias.
Por isso, para sanar essas dúvidas, separamos as principais exigências requeridas e que devem ser obedecidas por todos os motoristas.
Confira:
- Ter no mínimo 21 anos;
- Não ter nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses;
- Portar a carteira de habilitação de categoria B ou C por no mínimo 2 anos;
- Ter realizado a avaliação psicológica;
- Informar durante exame se pretende realizar transportes remunerados;
- Solicitar aulas práticas (no máximo 20h);
- Realizar a prova prática para adição de categoria D.
- Ao se encaixar em todas as exigências mencionadas acima, é possível solicitar a adição da categoria.
Qual o procedimento para adicionar uma nova categoria na CNH?
Após conhecer todas as exigências para adicionar mais uma categoria na sua CNH, é importante também que saiba qual o procedimento a ser feito, assim é possível você realizar o processo de maneira segura e sem nenhuma dificuldade.
Abaixo, separamos o passo a passo para inclusão da categoria D. Confira:
Primeiramente, é preciso ir até uma autoescola credenciada do Detran para abrir o processo de troca ou adição de categoria;
- Após isso, é necessário marcar um exame clínico, oftalmológico e psicotécnico;
- Se dirigir à um laboratório credenciado para realizar um exame toxicológico;
- Ao receber o resultado, você deve levá-lo até a clínica credenciada onde você fez seu exame oftalmológico e psicotécnico;
- Após realizar todos os exames, você deve ir até sua autoescola para realizar o curso prático, onde será necessário no máximo 20 horas de aula;
- Por fim você marca e realiza sua prova prática no Detran.
Esses são os procedimentos simples que você pode fazer acompanhado de uma ótima autoescola.
E se você está em busca dessa autoescola, você pode contar com a ajuda da Auto Escola Mérito, uma companhia que oferece a melhor experiência para você obter sua CNH, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio.
Dúvidas sobre adicionar a categoria d?
Para tirar todas as dúvidas sobre adicionar a categoria d e saber a respeito de preços, entre em contato com a Auto Escola Mérito. Não abra mão da excelência e consulte quem entende do assunto!
Aproveite as condições especiais para pagamento. Não perca tempo!